Não minto, tem sido complicado o regresso… á cidade, ao trabalho, à velha rotina mas sobretudo a tudo o que envolve um estilo de vida mais saudável. As férias serviram (e bem) para desligar, inclusivamente de treinos e da minha alimentação mais regrada. A juntar a isto uma lombalgia que me pediu por uma pausa e muito descanso – passei (literalmente) do 8 ao 80 e logo numa altura em que me sentia super em forma.

Resultado de quase um mês parada e a comer mal… uns kilinhos a mais, inchaço abdominal, e – a pior de todas a meu ver – uma preguiça tramada para retomar o que deixei em pausa. Quem treina regularmente sabe como custa voltar… a dificuldade em fazer exercícios que antes fazia com “uma perna às costas”, o cansaço rápido… e as dores musculares terríveis que se prolongaram ao longo de quatro dias (!!!). Bolas, ninguém merece depois de tantos meses a treinar afincadamente e a dar o meu melhor, passar por todo este processo novamente. Senti-o na pele no regresso ao meu treino matinal Prettyfit com a Mafalda Antunes e não tive coragem nem motivação para voltar ao ginásio desde esse dia mas sabia que tinha de (re)começar por algum lado.

O fim-de-semana foi precisamente para isso, encaixar ideias e prioridades mas sobretudo mentalizar-me para uma mudança urgente. Comecei por aquilo que sei que resulta comigo que é organizar todas as refeições da semana, isto é, escolher receitas fáceis e nutritivas (tenho uma lista delas anotadas no computador), fazer a lista de compras para evitar desperdícios e guardar umas horinhas ao final do domingo para pôr as mãos na massa. Habituei-me a planear tudo através da aplicação Notes (que integra automaticamente também com o iPhone) onde escrevo tudo aquilo que é suposto comer de segunda a sexta.

Passei ainda pelo supermercado para comprar os frescos e deixei as mercearias para o online através da Prozisfrutos secos, manteiga de amêndoa e alguns suplementos que habitualmente tomo no final do verão para reforçar o sistema imunitário – fiquem desde já a saber que têm 10% de desconto em tudo utilizando o código andreiacalisto no checkout, esta semana com oferta de avelãs, amêndoas ou flocos de côco acima dos 30€ em compras ou o extra amendoins torrados acima dos 40€.

Já com as mãos na massa fiz ainda uma das minhas receitas favoritas para os pré-treinos, as minhas bolinhas energéticas cuja receita partilhei por aqui há uns anos atrás, e que ainda hoje faço quando preciso de uma motivaçãozinha extra – são mega deliciosas e um óptimo boost de energia boa antes de treinar.

E só este simples exercício de planear, de organizar as refeições e preparar marmitas e snacks para a minha semana fez-me sentir de regresso e deu o pontapé de arranque para uma nova jornada. A parte boa disto tudo é que segundo a Mafalda, o nosso corpo recupera muito mais rapidamente (a nossa memória muscular) do que quando se começa do zero – estou cá para provar se isso é mesmo verdade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*