Já se tornou um tema recorrente aqui pelo blog… precisamente porque nos últimos anos tenho-me deparado com pequenas alterações na qualidade do meu sono. Não é que habitualmente durma mal mas a verdade é que tenho fases em que a coisa se complica, sobretudo no que diz respeito à hora de adormecer. E cá em casa somos dois com o mesmo problema, em grande parte devido ao stress e ao ritmo de trabalho em que ambos vivemos (eu também devido ao hipotiroidismo e à medicação) e claro, o facto de estarmos sempre agarrados à tecnologia, o querer acompanhar o mundo faz com que seja por vezes complicado parar e desligar para adormecer.

Na questão tecnologia, por mais que me esforce é inevitável, muito embora sinta que estou no caminho certo e tenho passado cada vez menos tempo agarrada ao telefone. Curiosamente partilhei há uns dias atrás nas minhas stories, uma das novidades do último update do iOS, uma nova ferramenta que permite ter uma ideia do tempo que levamos em cada uma das apps do nosso iPhone – só vos digo é ASSUSTADOR – números que não só dão que pensar como me levaram a querer uma mudança no meu estilo de vida, sobretudo ao chegar a casa depois do trabalho.

Não digo deixar de ver, mas pelo menos limitar o tempo que passo por lá e optar por outras tarefas tais como dar passeios mais longos com o Alvim também como forma de aproveitar que têm estado noites óptimas, preparar o dia seguinte de forma a sentir-me mais organizada, fazer um golden milk para me ajudar a relaxar antes de dormir, acender uma vela para entrar no mood e claro, uma rotina de beleza que me ajude a descontrair – a meu ver a melhor parte, porque ajuda efectivamente a relaxar e a acordar com um novo animo.

Existem efectivamente alguns produtos que nos podem ajudar a relaxar, eu por exemplo tenho dois produtos que gosto muito e estão sempre na mesa da cabeceira para ir revezando  – o spray Bed & Body Mist da Rituals da linha Dao e o Deep Sleep Pillow Spray. Ambos conseguem o efeito relaxamento dos sentidos com recurso às suas propriedades calmantes. Para borrifar na cama, almofada e até corpo.

Duas vezes por semana faço uma máscara hidratante, há alguns anos que uso as da Kiehl’s, a Ultra Facial Overnight e a Ginger Leaf & Hibiscus – ambas são para usar enquanto dormimos, uma mais hidratante, outra para a firmeza. Faço também máscara de lábios, antes colocava sempre batom hidratante antes de dormir mas passei a usar a nova Buttermask for lips da Kiehl’s feita à base de óleo de côco e manteiga de manga para os deixar mais suaves pela manhã.

Ainda na minha última viagem a Itália, há poucas semanas atrás no avião, li um artigo muito interessante sobre o assunto na revista Saber Viver de Setembro, que para além de explicar os problemas causados por insónias, deu algumas dicas preciosas que desde então tenho colocado em prática, como por exemplo não dormir com os estores da janelas completamente fechados, é importante que o corpo acorde de uma forma natural e com presença da luz solar. Certo é que nos dias que correm é cada vez mais preciso escutarmos o nosso corpo, respeitá-lo e dar-lhe o descanso que ele precisa para que possa desempenhar a sua função em pleno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*